Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5055
Título : Educação na Guiné-Bissau: o desafio do ensino formal nas zonas rurais
Autor : Vilela, Avelino
Palabras clave : Educação e Estado - Guiné-Bissau
Educação rural - Guiné-Bissau
Fecha de publicación : 13-dic-2023
Citación : VILELA, A. (2023)
Resumen : O presente trabalho procura compreender os desafios da educação guineense, o ensino nas zonas rurais, evidentemente refletir sobre a situação que este ensino se encontra. E com isso, discorrer sobre os modelos educacionais de diferentes que existia neste país. Pretende-se dar as contribuições teóricas no que concerne ao ensino no meio rural, permitindo uma aproximação entre o meio rural com as autoridades governamentais para a criação das políticas educativas para atender a realidade do meio rural. Além disso, a pesquisa, visa compreender os diferentes momentos da educação guineense para assim identificar os desafios que a educação atual, para entender as grandes causas de ensino rural. A pesquisa foi feita com o método qualitativo com as abordagens bibliográficas e exploratórias com a fundamentação e contribuição teórica dos autores: Amadú Hampaté Bâ (2010), Lourenço Ucuni Cá (1999 e 2005), Dabana Namone (2017), Samba Sané (2018), etc. estas bases teóricas serviram como fontes teóricas que fundamentaram a discussão do trabalho, permitindo assim a compreender o desafio da educação no meio rural da Guiné. Por final, as considerações finais em torno da pesquisa, trazendo algumas convergências entre a educação antes da invasão portuguesa e no período da luta de libertação, assim como pós-independência e período coloniais, observando a falta das políticas educativas especificas para zonas rurais.
Descripción : VILELA, Avelino. Educação na Guiné-Bissau: o desafio do ensino formal nas zonas rurais. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5055
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_arti_avelinovilela.pdf2023_arti_avelinovilela.pdf340,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.