Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5065
Title: | A educação tradicional dos Ovimbundos como possibilidade para superar as lacunas da educação oficial angolana |
Authors: | Sacalembe, Júlio Epalanga |
Keywords: | Educação não-formal - Angola Ovimbundos (Povo aficano) - Usos e costumes Tradição oral - Angola |
Issue Date: | 14-Dec-2023 |
Citation: | SACALEMBE, J. E. (2023) |
Abstract: | O presente trabalho tem o objetivo majoritário de apresentar as práticas da educação tradicional como possibilidade para superar as lacunas da educação oficial angolana. Sendo assim, perspectivamos apresentar as práticas culturais dos Ovimbundos, como os provérbios, os ritos de iniciação e as práticas do casamento desse grupo étnico. Ademais, ainda está em foco verificar se as diretrizes curriculares da educação oficial angolana fomentam aos Ovimbundos a valorização das suas culturas e das suas identidades linguísticas. Para o alcance dos nossos objetivos, utilizamos metodologias variadas, dentre elas, a metodologia descritiva, que trata de externar a descrição dos aspectos caracterizantes dos ovimbundos e a pesquisa bibliográfica que consiste na busca de materiais disponíveis na comunidade acadêmica sobre o tema em foco, particularmente em artigos publicados na internet, em revistas digitais, com o propósito de estudá-las para estender o nosso entendimento e conhecimento sobre o assunto em pesquisa. |
Description: | SACALEMBE, Júlio Epalanga. A educação tradicional dos Ovimbundos como possibilidade para superar as lacunas da educação oficial angolana. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5065 |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_juliosacalembe.pdf | 2023_arti_juliosacalembe.pdf | 411,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.