Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5067
Title: | A importância da parceria família e escola e suas contribuições para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais |
Authors: | Ferreira, Liliana Bispo |
Keywords: | Crianças - Formação - São Francisco do Conde (BA) Escolas de ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA) Escolas - Organização e administração - Participação dos pais - São Francisco do Conde (BA) |
Issue Date: | 16-Dec-2023 |
Citation: | FERREIRA, L. B. (2023) |
Abstract: | A escola e a família são duas instituições sociais importantes e antigas que ocupam lugares relevantes em nossa sociedade. As interações que a criança estabelece nesses dois ambientes podem favorecer o seu desenvolvimento nos aspectos: sociais, cognitivos, afetivos e físicos. A pesquisa objetivou compreender a importância da parceria família/escola e como as interações entre ambas as instituições podem contribuir para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigação que ocorreu na Rede Pública de Educação de São Francisco do Conde, no estado da Bahia. Consideramos que a família e a escola devem estar presentes em qualquer trabalho educativo que tenha o aluno/filho como principal alvo. Na reciprocidade, a escola e a família podem proporcionar às crianças um bom desenvolvimento acadêmico e social. A família não é o único contexto em que a criança tem a oportunidade de vivenciar e ampliar seu repertório como sujeito de aprendizagem e desenvolvimento, a escola também tem sua parcela de contribuição. Embora, as perspectivas métodos e práticas utilizadas pela escola e família sejam diferentes, se complementam, portanto, compreendemos que se faz necessário a união entre as famílias e a escola, numa perspectiva de parceria. O estudo possui natureza qualitativa e para dar conta dos objetivos, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O campo de pesquisa foi uma escola da zona rural de São Francisco do Conde, onde realizamos a observação da turma multisseriada, dos alunos 4/5° anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As entrevistas, instrumento de coleta de informações complementar, foram realizadas com as mães, a gestão e a professora da turma. Os estudos realizados demonstraram a importância da escola e a família manterem uma relação de parceria como forma de potencializar e contribuir para o desenvolvimento da criança. A pesquisa revela que segue sendo relevante fomentar uma relação de qualidade entre família e escola, de maneira que se estabeleça uma parceria, a fim de proporcionar o desenvolvimento integral da criança. |
Description: | FERREIRA, Liliana Bispo. A importância da parceria família e escola e suas contribuições para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5067 |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_mono_lilianaferreira.pdf | 2023_mono_lilianaferreira.pdf | 522,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.