Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5071
Title: Da escola para as ruas: crianças talibés na Guiné-Bissau
Authors: Mandabu, Teresa
Keywords: Crianças talibés - Educação
Menores de rua - Guiné-Bissau
Negros muçulmanos - Guiné-Bissau - Educação
Issue Date: 18-Dec-2023
Citation: MANDABU, T. (2023)
Abstract: O presente texto se insere no âmbito de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – de Licenciatura em Pedagogia – UNILAB, Campus dos Malês-Ba, e tem como objetivo geral compreender os sentidos da ação de mendicância das crianças Talibés, estudantes das escolas corânicas, em Guiné Bissau. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolve a educação nas escolas corânicas; b) refletir sobre aspectos da ação de mendicância das crianças Talibés. A pesquisa de natureza qualitativa bibliográfica foi desenvolvida através de referenciais teóricos que embasaram a discussão sobre o tema. Os resultados apontam que a prática de mendicância das crianças Talibés nas escolas Corânicas, se constitui como uma prática de exploração dos mestres marabus que contam com o apoio das famílias, que inserem os seus filhos nestas instituições sem nenhuma infraestrutura para atendê-los. O que depõe contra o governo que mesmo sem apoiar tal prática, não envida esforços e recursos para resolver a situação, cumprindo com os direitos das crianças assegurados por documentos legais.
Description: MANDABU, Teresa. Da escola para as ruas: crianças talibés na Guiné-Bissau. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5071
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_arti_teresamandabu.pdf2023_arti_teresamandabu.pdf438,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.