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Título : Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos 2010 a 2020
Autor : Vieira, Artimiza
Palabras clave : Educação
Ensino público básico
Guiné-Bissau
Precariedades
Fecha de publicación : 15-jul-2022
Citación : VIEIRA, A. (2022)
Resumen : Este projeto de pesquisa visa analisar a situação do ensino público guineense. Busca analisar a situação educacional no setor básico, contando que o ensino público na Guiné-Bissau, nas últimas décadas, tem sido um problema grave, resultado de uma série de adversidades; o que dificulta os primeiros aprendizados adquiridos nos ciclos do ensino básico e que são fundamentais durante o percurso estudantil. Greves, precariedades, falta de investimentos (menos de 2% do produto interno bruto do país – PIB – é destinado para gastos com educação), escassez de recursos didáticos, desvalorização dos/as professores/as, ausência de legislações efetivas para o campo educacional são alguns dos problemas enfrentados nas escolas guineenses. Ainda, como resultado do empobrecimento do sistema de ensino do país, há um índice muito alto de evasão escolar, se tomamos como parâmetro as últimas décadas. Em vista disso, o Ministério da Educação apontou que as crianças fora da escola serão o alvo de uma política prioritária para os anos de 2017 a 2025. É a partir desse cenário de desafios para a educação guineense que este projeto de pesquisa objetiva, a partir de uma perspectiva qualitativa, analisar a situação educacional, para compreender como os diversos setores e agentes podem desenvolver um ensino básico que seja eficaz e que contribua para a erradicação de desigualdades e a construção de um horizonte de justiça social. Para isso, utilizaremos entrevistas com gestores, educadores e comunidade em geral para alcançar um entendimento sobre onde é possível avançar no setor básico educacional em Guiné-Bissau.
Descripción : VIEIRA, Artimiza. Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos 2010 a 2020. 2022. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5083
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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