Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5130
Title: O acesso das/dos estudantes pobres de Pacatuba no ensino superior: desafios e perspectivas
Authors: Nascimento, Clarice Sousa do
Keywords: Educação
Classe
Ensino superior
Issue Date: 6-Dec-2023
Citation: NASCIEMNTO, C. S. (2023)
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso aborda os desafios enfrentados pelos estudantes de baixa renda na cidade de Pacatuba para ingressar e permanecer no ensino superior. O objetivo central é investigar as complexidades tanto escolares quanto sociais, buscando compreender como a educação se entrelaça e se relaciona com diversos aspectos, incluindo raça, classe social, ideologia capitalista e pobreza. A pesquisa procura contemplar experiências pessoais no contexto da problemática apresentada, utilizando revisões bibliográficas para fundamentar o trabalho. Através dos estudos realizados, pretende-se afirmar que o acesso à educação está intrinsecamente ligado às lutas de classes e às implicações do trabalhador e suas necessidades. Observa-se que a relação entre o trabalho e a questão da escolarização atravessa diversos contextos, estando inserida na estrutura política, econômica, escolar e social. Esses elementos influenciam e moldam o modo de vida das diferentes classes sociais, determinando se a educação será encarada como um privilégio ou um direito.
Description: NASCIMENTO, Clarice Sousa do. O acesso das/dos estudantes pobres de Pacatuba no ensino superior: desafios e perspectivas. 2023. 29f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5130
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clarice Sousa do Nascimento.pdf2023_proj_cnascimento.pdf417,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.