Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5181
Title: Estudo da identidade Guineense: caso do pepéis
Authors: Lima, João Silvano Fernandes
Keywords: Identidade Pepel
Organização social
Saberes ancestrais
Issue Date: 5-Jul-2023
Citation: LIMA, J. S. F. (2023)
Abstract: O estudo da identidade guineense no caso dos pepéis em Guiné-Bissau, trata-se do trabalho de conclusão do curso no Bacharelado em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira, que busca trazer o conhecimento ancestrais pepéis através das suas particularidades. O modo da organização social política e saberes filosóficos do passado e do contemporâneo. Quanto a isto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica do método qualitativo e interdisciplinar. A identidade Pepel se resume naquilo que ele mesmo se diz, “filho de Pepel não se perde” que norteia a pesquisa, construído a partir de uma perspectiva da cosmologia religiosa, a forma de ser, estar e de se apresentar no mundo. Compreendemos que a cultura, a civilização e o desenvolvimento não se empresta é a construção de todo a força espiritual e física de um povo, por fim, constatamos que nem tudo que encontra numa crença é satisfatória, mas para não servir de refém das outras civilizações precisa crescer na base das nossas culturas.
Description: LIMA, João Silvano Fernandes. Estudo da identidade Guineense: caso do pepéis. 2023. 42f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5181
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOAO SILVANO FERNANDES LIMA.pdf2023_proj_jlima.pdf676,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.