Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273
Título : | Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930 |
Autor : | Rodrigues, Bruno de Paula |
Palabras clave : | Ensino de História Role Playing Educação Básica Ceará |
Fecha de publicación : | 10-jul-2023 |
Citación : | RODRIGUES, B. P. (2023) |
Resumen : | Este trabalho trata-se de um ensaio acadêmico, busca debater e argumentar positivamente quanto à possibilidade pedagógico-metodológica das linguagens que constituem a formação do Role Playing Game (RPG), enquanto elemento mediador na construção de uma abordagem e entendimento crítico, no processo do ensino de história, entre o local/regional, no nível da educação básica. Tendo em vista, uma análise que revela a deficiência, em partes, do livro didático, em fazê-lo de forma a cumprir com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Privilegiou-se como cenário da narrativa histórica o Ceará, nos anos 1930 do século vinte, para construir pedagogicamente repertórios por meio do RPG, isso se justifica pelo interesse em narrar essa história com mais vivacidade e participação de estudantes, para compreender esse jogo político, social e cultural que atravessava a história do Ceará na década de 1930, ao nosso ver, pouco é discutido nos livros didáticos de História. Com efeito, nosso interesse é em torno da problemática: como se ensinar os processos históricos desse período nacional de forma integrada, do ponto de vista regional e local sem cair numa abordagem determinista e generalizante, construído pela geopolítica que privilegiou as narrativas sudestinas lidas como nacional. |
Descripción : | RODRIGUES, Bruno de Paula. Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930. 2023. 18f. Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273 |
Aparece en las colecciones: | Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO_2023.pdf | 2023_outros_brodrigues.pdf | 234,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.