Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/534
Título : | Ensino-aprendizagem de matemática na primeira série do ensino médio da escola de ensino médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa |
Otros títulos : | desafios e perspectivas metodológicas |
Autor : | Almeida, Antônio Wellington Ferreira de |
Palabras clave : | Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ALMEIDA, A. W. F. de (2016) |
Resumen : | No processo ensino e aprendizagem em matemática é essencial que a prática docente utilize metodologias que estimulem a superação das dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos discentes. Dessa maneira, as práticas pedagógicas no ensino de matemática precisam tornar a difusão do conhecimento de uma forma mais correta e menos abstrata, relacionando os conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa qualitativa optando pelo método estudo de caso, tendo sua tipologia descritivo-exploratória, com o objetivo de compreender a maneira como a disciplina de matemática é trabalhada em uma escola pública do ensino médio, visando investigar os motivos que levam os alunos a 1a série do ensino médio enfrentarem dificuldades de compreensão na disciplina de matemática, muitas vezes, estão separados ou não estão suficientemente conectados para que alcance um aprendizado satisfatório. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de campo levantou dados mediante a realização de entrevistas e aplicação de questionários com quatros professores responsáveis pelo ensino da matemática em uma escola de ensino médio localizada em Barreira - Ceará, e a um grupo de alunos distribuídos entre oito turmas dessa Instituição. Os dados coletados foram analisados a partir do modelo qualitativo. Os resultados mostraram principalmente que há uma dificuldade em relação à assimilação da linguagem matemática e os alunos apresentam baixo empenho dos estudos, o que dificulta a interpretação dos conteúdos matemáticos. Por meio dessa pesquisa foi possível ainda identificar quais os conteúdos que os educandos sentem maior dificuldade e como estão sendo realizadas as metodologias de ensino na 1a série do ensino médio. Isso pode auxiliar alunos e professores na construção do saber matemático por meio intermédio de intervenções nas metodologias utilizadas que mudem na sala de aula e nos conteúdos que os alunos estão com baixo desempenho. Ao final, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem da matemática necessita da utilização de metodologias que mudem o aspecto tradicional e continue diversificando as estratégias de ensino, podendo ser uma alternativa para a melhoria da matemática. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/534 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Wellington Ferreira de AlmeTcc com ficha.pdf | 867,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.