Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5376
Título : Um estudo sobre a formação de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Pedagogia na Unilab - CE
Autor : Martins, Lucas Eduardo Alves
Palabras clave : Educação dos Povos Indígenas
Educação Escolar Indígena
Pedagogia Unilab
Povos Indígenas do Ceará
Fecha de publicación : 2-feb-2023
Citación : MARTINS, L. E. A. (2023)
Resumen : Este artigo traz uma reflexão acerca da formação de estudantes indígenas do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, campus Ceará, contextualizando aspectos da educação escolar indígena, formação de professores, história do povo Kanindé e impressões dos estudantes indígenas a respeito do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unilab – CE, por meio da aplicação e análise de um questionário realizado na plataforma Google Forms com esses estudantes, que adentraram a Unilab – CE no primeiro edital especial para quilombolas e indígenas, no ano de 2018, via o edital N°33/2017. Também, essa pesquisa materializada em artigo científico, carrega em seus escopo teórico-metodológico um conjunto de textos e produções de autoria dos (as) indígenas do Ceará. Essa opção faz parte do caminho epistemológico decolonial que decidimos seguir nesta investigação. O trabalho tem como objetivo compreender a formação de estudantes indígenas no curso de pedagogia, e busca identificar se há interação de saberes indígenas, carregados nos corpos, nas memórias e histórias trazidas pelos (as) indígenas que chegam na Unilab, com os conhecimentos acadêmicos da universidade. Trago uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória com referências indígenas como Santos e Martins (2016), Santos, Silva e Jales (2022) e outros autores importantes para esse estudo como Neto (2006) e Xavier (2012). Algumas reflexões são feitas, no decorrer do texto, por meio de coleta de dados que parte de relatos de autoria desses estudantes indígenas vinculados ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Unilab – CE.
Descripción : MARTINS, Lucas Eduardo Alves. Um estudo sobre a formação de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Pedagogia na Unilab - CE. 2023. 25f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5376
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lucas Eduardo Alves Martins.pdf2023_art_lmartins.pdf527,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.