Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/537
Título : Produção de material didático interdisciplinar no ensino de Ciências
Otros títulos : a relação entre biologia e química no estudo de plantas medicinais presentes na região do maciço de Baturité - Ceará
Autor : Andrade, Francisca Aline da Silva
Palabras clave : Plantas medicinais
Interdisciplinaridade no ensino de Biologia e Quimica
Fecha de publicación : 2016
Citación : ANDRADE, F. A. da S. (2016)
Resumen : desenvolvido baseado na necessidade e interesse em produzir uma experiência interdisciplinar no Ensino de Ciências, em resposta à fragmentação do conhecimento em diversas áreas disciplinares. Considerando que somos produtos de uma educação tradicional, onde a conexão entre teoria e prática foi pouco vivenciada ao longo do processo formativo educacional, objetivou-se neste trabalho, por meio de uma relação interdisciplinar entre a Biologia e a Química, produzir um material didático sobre o estudo plantas medicinais no Maciço de Baturité. Espera-se que este material didático possa contribuir na identificação dos conceitos interdisciplinares existentes entre ambas as disciplinas e possa ser aplicado em escolas como uma ferramenta pedagógica, servindo assim, de orientação e recurso pedagógico para docentes e A interdisciplinaridade é uma das palavras em destaque no campo educacional, tanto no cotidiano de escolas quanto nos documentos oficiais, como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Nº 5.692/71 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Contudo, no ensino tradicional, sua compreensão e vivência ainda são desafios a serem superados. Dentre as razões dessa dificuldade sugere-se, dentre outras, a carência de recursos, livros e artigos sobre a temática. O presente trabalho foi planejado e discentes. O material didático produzido utilizou uma linguagem dialógica e convidativa, para despertar no aluno o interesse em compreender como se dá a interação entre disciplinas distintas, dentro de uma perspectiva prática e contextualizada. Neste trabalho será apresentada a sequência de etapas na produção do material didático, destacando a importância da temática e da abordagem interdisciplinar, vinculadas à práxis pedagógica no Ensino de Ciências.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/537
Aparece en las colecciones: Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Francisca Aline da Silva A. com ficha.pdf720,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.