Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5383
Título : Educadores(as), vamos brincar de cosplay? Um estudo acerca da ludicidade e das práticas lúcidas no processo de ensino-aprendizagem das crianças nas séries iniciais
Autor : Oliveira, Natalia Kelly de Freitas
Palabras clave : Ludicidade
Educação Básica
Brincar
Cosplay
Fecha de publicación : 28-jun-2023
Citación : OLIVEIRA, N. K. F. (2023)
Resumen : O presente artigo propõe um olhar reflexivo sobre a importância da ludicidade e das práticas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória sobre o tema em questão, fundamentando-se na observação in loco (instituição escolar) das práticas docentes realizadas no chão da escola. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas semiestruturadas aplicado a 6 (seis) professoras da educação básica da rede municipal de ensino, da cidade de Redenção/Ce, e com base na análise dos questionários foi selecionada uma das professora para realização de uma entrevista oral, cujo depoimento foi incorporado na análise do artigo. Outro aspecto abordado na pesquisa, foi a observação de campo, que objetivou investigar de que modo a ludicidade está presente na prática docente em sala de aula. Ao final, apresentamos o Cosplay como possibilidade pedagógica lúdica, onde o brincar se concretiza na experiência de se fantasiar e no jogo performático. Com resultado encontrado, verificou-se que a brincadeira deve continuar nas séries iniciais, e que as atividades lúdicas precisam ser entendidas como aquelas em que a criança aprenda de forma prazerosa, rompendo com uma visão tradicional de que na sala de aula todo jogo e/ou brincadeira precisa ter uma finalidade pedagógica que sustente um objetivo curricular.
Descripción : OLIVEIRA, Natalia Kelly de Freitas. Educadores(as), vamos brincar de cosplay? Um estudo acerca da ludicidade e das práticas lúcidas no processo de ensino-aprendizagem das crianças nas séries iniciais. 2023. 22f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5383
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NATALIA KELLY DE FREITAS OLIVEIRA.pdf2023_art_noliveira.pdf300,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.