Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5405
Title: Relatos autobiográficos na perspectiva na formação docente: experiências do racismo no cotidiano escolar
Authors: Silva, Antonia Cristiane Lima
Keywords: Formação docente
Processos formativos
Relatos autobiográficos
Issue Date: 14-Apr-2021
Citation: SILVA, A. C. L. (2021)
Abstract: O trabalho busca identificar e analisar as práticas do racismo no cotidiano escolar e familiar, refletindo sobre as mesmas a partir das minhas vivências autobiográficas, e contribuindo para a criação e desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a valorização da identidade negra, com base em aprendizados no meu processo de formação docente, fortalecendo, assim, a valorização e reconhecimento do ser negro/a em sociedade. O presente trabalho pretende intervir nos processos de ensino/aprendizado na escola, considerando as narrativas autobiográficas como fontes propulsoras de mudanças nas relações entre discentes e docentes, pautadas nas diversidades e pluralismo cultural no âmbito escolar. A partir de autobiografias podemos proporcionar reflexões capazes de induzir mudanças a favor de todas/os aquelas/es que busquem meios na escola para garantir seu desenvolvimento intelectual, sem que sua classe social ou cor de pele possam ser fatores que alterem seus resultados. A metodologia utilizada foi de produção e análise reflexiva da minha narrativa autobiográfica, com recurso a relatos sobre minha experiência de vida, em diálogo com o referencial teórico proposto nos estudos de Fabio Rios, Mariana Jantsch Souza, Paulo Freire, Franco Ferrarotti, Inês Ferreira de Souza Bragança, Nilma Lino Gomes. Como resultado, foi percebido a importância de narrar a própria história de vida, de aprender com as experiências formadoras e os processos formativos nelas contidas, pois permite repensarmos e recriarmos novos conceitos e métodos pedagógicos que agreguem na valorização da identidade do/a profissional docente. Também foi importante tornar do conhecimento de todos, que a ancestralidade negra está presente nas representações culturais e, é fundamental para entendermos nosso papel social, desmistificando os estereótipos que atribuem aos nossos antepassados. Destaco a importância da rememoração de vivências como possíveis possibilidades na promoção de práticas pedagógicas antirracistas e na busca de combater o racismo escolar, entendendo a urgência desse combate, pois, o racismo tira a humanidade de crianças negras.
Description: SILVA, Antônia Cristiane Lima. Relatos autobiográficos na perspectiva na formação docente: experiências do racismo no cotidiano escolar. 2021. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5405
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIA CRISTIANE LIMA SILVA .pdf2021_mono_asilva.pdf460,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.