Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5422
Title: O Lúdico como processo didático-pedagógico na educação infantil
Authors: Freire, Priscila Silva
Keywords: Lúdico
Infância
Professor
Educação infantil
Issue Date: 12-Dec-2022
Citation: FREIRE, P. S. (2022)
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que maneira/formas as professoras fazem uso do lúdico para promover a aprendizagem das crianças. A escolha desse tema justifica-se a partir da compreensão do lúdico como sendo indispensável para a construção do conhecimento de crianças de 04 (quatro) e 05 anos (cinco) que estão na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e o percurso metodológico foi dividido em etapas, mas que se complementam. Primeiro foi feita uma pesquisa bibliográfica com diversas fontes que contribuíram de forma significativa para se obter o embasamento teórico sobre o tema, no segundo momento foi feita uma observação participante para a coleta de dados. A pesquisa realizada delimita-se ao infantil IV da C.E.I. Francisca Arruda de Pontes na cidade de Redenção- CE. Com a realização desta pesquisa foi possível identificar a contribuição do Lúdico como recurso didático-pedagógico, por meio do desempenho da docente, possibilitando o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem adequada do alunado, visto que as atividades lúdicas fazem parte de um “universo” de movimentos, jogos e brincadeiras que buscam além de facilitar a aprendizagem, dar prazer e divertir.
Description: FREIRE, Priscila Silva. O Lúdico como processo didático-pedagógico na educação infantil. 2022. 35f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5422
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA SILVA FREIRE.pdf2022_mono_pfreire.pdf665,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.