Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5424
Title: As artes na escola: experiências de ensino de artes na Escola Francisco Bandeira Torres, em Guaiúba/CE
Authors: Ferreira, Sophia Medeiros
Keywords: Arte - Educação
Escola Pública
Guaiuba-CE
Issue Date: 15-Feb-2022
Citation: FERREIRA, S. M. (2022)
Abstract: As artes possuem uma função social que possibilita a compreensão de si e do mundo, trabalha aspectos psicomotores, cognitivos, emocionais e criativos. Grosso modo esses por si só já seriam motivos que fazem o ensino de artes indispensável dentro do ambiente escolar, mas quais artes, quais linguagens e quais os repertórios poéticos as crianças têm acesso no espaço escolar? Com base nestas perguntas o trabalho que ora apresento procura compreender o ensino de artes dentro da escola segundo a visão de uma professora do ensino fundamental I, em Guaiúba-CE. Este estudo busca analisar os conteúdos e as práticas que a docente trabalha, no cotidiano, na componente curricular das artes. Para tal, essa pesquisa lançou mão da abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso segundo Yin (2001). À luz de autores como Barbosa (1995) e Favaretto (2010), além de documentos como a BNCC, entrevista e observações de aulas. Sendo possível identificar certa marginalização da componente de artes reproduzida desde o currículo, pela escola aos(às) professores(as), e pelos(as) professores(as) aos(às) estudantes.
Description: FERREIRA, Sophia Medeiros. As artes na escola: experiências de ensino de artes na Escola Francisco Bandeira Torres, em Guaiúba/CE. 2022. 35f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5424
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOPHIA MEDEIROS FERREIRA .pdf2022_mono_sferreira.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.