Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5430| Título : | Educação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CE | 
| Autor : | Pereira, Bruna Kessya da Silva | 
| Palabras clave : | Atendimento Educacional Especializado Educação Especial Educação Inclusiva | 
| Fecha de publicación : | 30-ene-2023 | 
| Citación : | PEREIRA, B. K. S. (2023) | 
| Resumen : | O presente trabalho discorre sobre a educação especial na perspectiva de inclusão. O objetivo geral do trabalho é identificar os desafios que as escolas públicas de Redenção enfrentam para incluir as crianças com deficiências nas salas de aula regular de ensino. Os objetivos específicos foram: compreender as orientações legais sobre “educação especial” e “educação inclusiva”; estabelecer uma articulação entre a educação especial e a educação inclusiva voltadas ao atendimento das Pessoas com Deficiência na instituição escolar; e perceber quais desafios podem interferir na implementação dos marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nas escolas de Redenção-CE. A abordagem utilizada é qualitativa e a pesquisa se classifica como exploratória e de campo, foi realizada junto a uma Escola Municipal, localizada no distrito de Antônio Diogo, Redenção-CE. Sendo assim, além da inserção no cotidiano da escola definida para esta investigação, foi aplicado um questionário para coletar os dados dos sujeitos que aceitaram participar da pesquisa, o qual foi respondido remotamente pelos funcionários da escola. Os resultados permitem apontar que os profissionais da escola se mostram sensibilizados sobre o tema, mas sentem necessidade de formação específica sobre os temas. Além disso, para que a inclusão aconteça na educação escolar apontam que são necessárias mudanças em várias dimensões, seja na forma de atuarem, nos recursos disponíveis e em sua utilização, bem como na relação entre a escola e as famílias. | 
| Descripción : | PEREIRA, Bruna Kessya da Silva. Educação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CE. 2023. 44f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5430 | 
| Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BRUNA KESSYA DA SILVA PEREIRA.pdf | 2023_bpereira.pdf | 867,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         