Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5435
Title: | A importância do brincar para o aprendizado e desenvolvimento da criança na perspectiva de Montessori e Pikler |
Authors: | Santos, Francisca Lucia Maciel dos |
Keywords: | Metodologia Brincar Infância |
Issue Date: | 30-Jun-2023 |
Citation: | SANTOS, F. L. M. (2023) |
Abstract: | O presente trabalho se propõe a analisar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e investigar de que forma as brincadeiras podem contribuir com o crescimento e desenvolvimento pessoal, tendo em vista que as brincadeiras proporcionam descobertas e novas experiências, além de estimular a autonomia e a construção da identidade. Objetivou-se situar na educação infantil a importância do brincar na formação da criança, a partir de metodologia voltadas para as crianças, como as propostas educativas de Emmi Pickler e de Maria Montessori. Essa é uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada em análises em documentos, livros e artigo, em que o brincar se faz presente, promovendo o desenvolvimento da criança, como pessoa e ser humano. Diante do exposto foram realizadas análises bibliográficas nas obras de Montessori, com o tema em questão, buscando identificar de que forma o brincar pode contribuir com a formação e o desenvolvimento humano da criança, e, quais as brincadeiras podem estar associadas com esses resultados. |
Description: | SANTOS, Francisco Lucia Maciel dos. A importância do brincar para o aprendizado e desenvolvimento da criança na perspectiva de Montessori e Pikler. 2023. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5435 |
Appears in Collections: | Monografia - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA LUCIA MACIEL DOS SANTOS.pdf | 2023_mono_fsantos.pdf | 509,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.