Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5440
Title: Fundamentos e perspectivas da formação de professores do ensino básico na Guiné-Bissau (2000- 2022)
Authors: Empalá, Jean da Silva
Keywords: Formação de Professores
Ensino Básico
Guiné-Bissau
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: EMPALÁ, J. S. (2023)
Abstract: O presente trabalho analisa, a partir das Leis educacionais e documentos oficiais, os fundamentos e perspectivas que sustentam a formação de professores do Ensino Básico na Guiné-Bissau nas últimas décadas, de 2000 a 2022. Para execução da pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, com ênfase na Análise Documental e estudos bibliográficos, tendo Mendy (1994), Gárcia (1999), Lourenço Cá (2000; 2005), Candé (2008), Cristina Cá (2017), Sucuma (2018) e outros como principais interlocutores. Neste trabalho, partimos da visão de que o desenvolvimento da educação, nos seus diferentes níveis, requer um conjunto de políticas públicas e projeto de formação docente (inicial e permanente) que contemple a realidade endógena e acompanhe os avanços científicos, pedagógicos e tecnológicos. No entanto, na Guiné-Bissau, conforme os dados analisados, compreende-se que o sistema educativo, especialmente no quesito da formação docente, se ancora no que denomina-se da concepção da “democracia-liberal” e numa perspectiva mais “tecnicista” de conceber o sistema e prática educativa, dando pouca atenção aos aspectos culturais, sociais e linguísticos bissau-guineenses.
Description: EMPALÁ, Jean da Silva. Fundamentos e perspectivas da formação de professores do ensino básico na Guiné-Bissau (2000-2022). 2023. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5440
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEAN DA SILVA EMPALÁ.pdf2023_mono_jempalá.pdf647,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.