Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5444| Title: | Intérprete de libras na educação: quais os desafios na atuação do intérprete de libras na aprendizagem de estudantes surdos ou com deficiência auditiva no ensino médio? | 
| Authors: | Silva, Maria Luíza Carlos da | 
| Keywords: | Educação Língua Brasileira de Sinais Intérprete Práticas Pedagógicas | 
| Issue Date: | 3-Jul-2023 | 
| Citation: | SILVA, M. L. C. (2023) | 
| Abstract: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa, que se propõe a compreender a atuação e relevância do Intérprete de Língua de Sinais em sala de aula com alunos/as surdos/as e o seu papel na educação. Problematiza-se a experiência de um Intérprete de Língua de Sinais em sala de aula com uma aluna surda de uma escola de ensino médio em Baturité-CE. Utilizou-se como abordagem metodológica a perspectiva qualitativa, inicialmente bibliográfica, com base nas informações de estudos em livros e fontes existentes sobre o tema, com informações no contexto histórico do Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por outro lado, realizou-se um estudo de caso, com a coleta de dados feita por meio de um formulário com perguntas abertas realizando-se uma entrevista semiestruturada, em que o entrevistado relatou sua trajetória profissional e sua experiência em sala de aula como intérprete. Discute-se a importância do Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), demonstrando-se que ao longo dos anos as pessoas surdas lutam por direitos, onde no Brasil após muitas lutas, foi sancionada a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dando-se direito ao uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como também, a Lei Federal 12.319 de 01 de setembro de 2010 que regulamenta a atuação da profissão de tradutor e intérprete de Língua de Sinais Português (TILSP), gerando uma grande conquista e assegurando os surdos e a comunidade surda seu espaço na educação, no mercado de trabalho e os incluindo na sociedade. | 
| Description: | SILVA, Maria Luíza Carlos da. Intérprete de libras na educação: quais os desafios na atuação do intérprete de libras na aprendizagem de estudantes surdos ou com deficiência auditiva no ensino médio? 2023. 66f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5444 | 
| Appears in Collections: | Monografia - Pedagogia | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA LUIZA CARLOS DA SILVA.pdf | 2023_mono_msilva.pdf | 830,89 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
         