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Título: Contribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará
Autor(es): Silva, Aldemiza Correia da
Palavras-chave: Educação Ambiental
Projetos sustentáveis
Interdisciplinaridade
Data do documento: 28-Dez-2023
Citação: SILVA, A. C. (2023)
Resumo: Esta pesquisa científica, em nível de mestrado, objetivou de modo geral identificar as contribuições e desafios de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares Sustentáveis no Instituto Educacional Maria Áurea (IEMA) em Ocara, Ceará, para as práticas docentes. Ressalta-se que esta identificação ocorre no contexto de planejamento e realização coletivo docente de um projeto pedagógico interdisciplinar sustentável na área da Educação Ambiental. Em paralelo, buscou elaborar um diagnóstico dos projetos já realizados pelo IEMA, referentes à sustentabilidade ambiental, de modo a saber seus objetivos, contribuições e como foram desenvolvidos. A pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, uma vez que visa a compreender as práticas pedagógicas e desenvolver projeto ambiental para tentar promover melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade local. O método procedimental empregado é inspirado na Pesquisa-ação e, quanto ao objetivo, é exploratório com base empírica. As técnicas empregadas para construção de dados foram: levantamento de informações sobre projetos, observação direta, instrumento questionário semiaberto e diário de campo. Os resultados obtidos sobre as análises dos Projetos Pedagógicos que já eram realizados no IEMA mostram que as estratégias/práticas pedagógicas mais usadas eram a leitura e o desenho; os participantes dos projetos eram aprendentes de turma específica e a professora responsável pela aplicação, tendo em alguns casos a participação dos pais/mães/responsáveis; e, quanto às principais dificuldades encontradas para a construção e resultados dos projetos, a participação dos/as aprendentes e dos pais/mães/responsáveis foi a mais citada, demonstrando, pois, a necessidade de um trabalho planejado de modo interdisciplinar, transdisciplinar e que atinja, não só alunos, mas toda a comunidade escolar. Apesar das expectativas apontarem para as prováveis vantagens de se trabalhar de modo holístico e interdisciplinar, a análise dos dados mostrou que as dificuldades são superiores, em números, às contribuições. No entanto, as respostas positivas são significativas, como a ampliação do público; maior adesão e participação das famílias e dos/as aprendentes; maior interação entre os envolvidos da comunidade escolar; substituição da exposição oral de conteúdo pelo/a docente por pesquisa e apresentação discente; aumentando, pois, a autonomia e protagonismo do/a aprendente, colocando-o como centro do processo ensino-aprendizagem.
Descrição: SILVA, Aldemiza Correia da. Contribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará. 2023. 125f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5467
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