Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5497
Title: "Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoras
Authors: Barboza, Claudete da Silva
Keywords: Educação escolar indígena
Indígenas
Mulheres - professoras
Silenciamentos - resistências
Issue Date: 6-Jun-2023
Citation: BARBOZA, C. S. (2023)
Abstract: Esta dissertação objetiva refletir a partir do contexto de luta da educação escolar indígena, os processos que se constrói em corpos de indígenas mulheres desde suas invisibilidades e silêncios, construindo um lugar de resistência e existências dessas, no cenário atual da aldeia. A educação escolar adentra os territórios indígenas por homens, héteros e de superioridade branca no processo de colonização, com o objetivo de civilizar e integrar esses povos à sociedade da época. Durante séculos esse foi o discurso posto à nação, com a intencionalidade da usurpação territorial. Por meio do discurso educacional e da catequização é que esses corpos e territórios vão sendo violentados e invisibilizados. Com o passar dos anos e com os processos de resistência, esses/as, vão retomando seus territórios e ressignificando principalmente a educação escolar que durante anos serviu como pano de fundo do projeto colonial. O objetivo a partir desse momento era de garantir e assegurar a conquista da escola indígena e realiza-la com qualidade. As indígenas mulheres são as protagonistas desse processo e começa atuar diretamente na luta de seus povos a partir da luta pela educação. Neste contexto coletivo aprenderam a se organizar politicamente, foram assumindo responsabilidades mais amplas dentro e fora das aldeias, especializando-se em conhecimentos de articulação, mobilização, enfrentamento ao Estado, mediação de conflitos, mesas de negociação levando-as a postos de lideranças. E, a bem sucedida luta, levou a uma assunção política como mulheres e professoras, incomodando poderes estabelecidos aos homens enquanto lideranças e colocando desafios permanentes a essas mulheres.
Description: BARBOZA, Claudete da Silva. "Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoras. 2023. 97f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Antropologia, Mestrado em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. .
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5497
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDETE DA SILVA BARBOZA.pdf2023_diss_cbarboza.pdf3,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.