Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5519
Título : | A integração da Educação Financeira no novo ensino médio através de uma disciplina eletiva |
Autor : | Falcão, Naiara Holanda |
Palabras clave : | Educação Financeira Eletiva Novo Ensino Médio |
Fecha de publicación : | 23-nov-2023 |
Citación : | FALCÃO, N. H. (2023) |
Resumen : | Diante das dificuldades e falta de informações enfrentadas pelos alunos da escola pública, sobre a temática de educação financeira, visto que durante as aulas de matem ́atica quando abordava esse assunto os alunos não tinham nenhum conhecimento e ainda havia preconceito quanto a falar sobre dinheiro, quanto ganha ou até mesmo de investimentos e aposentadoria, pois essa temática nunca foi abordada durante toda sua vida estudantil bem como em casa. Portanto percebendo esse contexto, esse trabalho aborda essa temática.Com o objetivo de aprofundar aprendizagens relacionadas com as Competências Gerais da BNCC e as áreas de conhecimento, consolidar a formação integral dos alunos, contribuir com a realiza ̧c ̃ao de seus projetos de vida, criar oportunidades para os alunos vivenciarem experiências que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica formativa, crítica e descritiva a respeito da criação de uma eletiva do novo ensino médio. Mostramos a cria ̧c ̃ao de uma eletiva a ser aplicada na 1ª série do ensino médio, trazendo embasamentos teóricos das aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver, competências e habilidades, quais os objetivos de aprendizagem da eletiva e a organização da eletiva a partir dos eixos estruturantes do novo ensino médio. Com sugestões de conte ́udos e atividades a serem trabalhadas com a finalidade de incentivar os alunos, possibilitar que eles realizem suas construções de conhecimento dando mais significado aos assuntos estudados, bem como relacionar os temas ao seu cotidiano. Buscou-se apresentar uma sequência metodológica de conteúdos voltados para a Educação Financeira e como ela pode impactar a vida de alunos, através da participação em uma disciplina ELETIVA do novo ensino médio, ou seja, mostrar que o estudo aplicado da Educação Financeira tem diversas finalidades que contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo. |
Descripción : | FALCÃO, Naiara Holanda. A integração da Educação Financeira no novo ensino médio através de uma disciplina eletiva. 2023. 56f. Dissertação - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5519 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAIARA HOLANDA FALCÃO.pdf | 2023_diss_nflacão.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.