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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5529
Título: | Afroliteramento: uma proposta de formação de professoras/es para a educação das relações étnico- raciais |
Autor(es): | Albuquerque, Eliza Távora de |
Palavras-chave: | Afroliteramento Educação das Relações Étnico-Raciais Literatura infantil de temática da cultura africana afro-brasileira |
Data do documento: | 12-Jan-2023 |
Citação: | ALBUQUERQUE, E. T. (2023) |
Resumo: | A presente dissertação busca propor o afroliteramento enquanto prática pedagógica com a literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira, imersa em um ciclo de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais, que se constitui como o Produto/Processo Educacional (Rizzatti, 2020) desenvolvido neste trabalho. Tem como proposta a seguinte questão de pesquisa: quais práticas pedagógicas com a literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira desenvolvidas na perspectiva do Afroliteramento podem contribuir com a formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais? O termo afroliteramento é entendido como uma potencialidade que possibilita dessubalternizar as contribuições de matrizes africanas e afrodescendentes a partir da promoção de ações pedagógicas protagonizadas pela literatura no espaço escolar. É construído a partir das contribuições de Pallu (2014) para o conceito de Literamento, desenvolvido pela pesquisadora, que consiste numa prática interdisciplinar vivenciada no contexto sócio-histórico dos/as leitores/as e em cuja abordagem integradora tem a literatura como código protagonizador. Tomando como referência o trabalho de Debus (2017), chamamos de “literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira” toda aquela que traz em suas tramas literárias personagens em condições positivas, de valorização da identidade, cultura e de seu pertencimento étnico-racial, sejam elas escritas por autoras/es negros/as ou não negros/as. A investigação está ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa (Minayo, 2014) e o caminho metodológico tem inspiração no campo teórico da pesquisa-formação, apresentado por Longarezi e Silva (2013) e Ximenes, Pedro e Corrêa (2022). Os resultados apontam que no movimento do grupo constituído para o ciclo de formação, foi possível perceber a ressignificação dos saberes docentes e construção de novos saberes, ancorados na produção de práticas pedagógicas diferenciadas, comprometidas e empenhadas com a viabilização de uma educação antirracista, que promove a transformação da realidade e emancipação dos sujeitos. |
Descrição: | ALBUQUERQUE, Eliza Távora de. Afroliteramento: uma proposta de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais. 2023. 97f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5529 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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