Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5537
Title: | Narrativas da formação docente: com a fala as professoras de EJA da Escola Senador Martiniano De Alencar – Barbalha – Ceará – Brasil |
Authors: | Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Formação docente Narrativas da formação docente Pesquisa-ação-formação |
Issue Date: | 26-Jan-2024 |
Citation: | DIAS, I. M. S. S. F. (2024) |
Abstract: | A Educação de Jovens e Adultos - EJA constitui-se como uma modalidade de ensino voltada para pessoas que outrora, por circunstâncias diversas, não conseguiram ingressar em processos de educação formal ou foram obrigadas a abandonar seus estudos, não chegando a concluí-los. Para atuar com esse público, os professores necessitam de formação docente específica que viabilize a sua atuação de forma humana e emancipatória junto a esses sujeitos. Tal processo nem sempre é efetivado, tendo em vista que historicamente a EJA e suas especificidades não vem sendo consideradas como referência para a elaboração de políticas públicas, o que torna o processo formativo de professores problemático. A presente pesquisa objetiva compreender os limites e possibilidades da formação vivida pelas professoras de EJA da Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar, na cidade de Barbalha - Ceará – Brasil. Metodologicamente, a presente investigação possui uma abordagem qualitativa e optou-se por uma pesquisa-ação-formação, embasada no trabalho com as narrativas dos sujeitos investigados. Entende-se que, ao narrar suas trajetórias, os docentes permitem aos pesquisadores acessar o universo de suas experiências pessoais, formativas e profissionais, conduzindo a uma melhor compreensão do fenômeno investigado e o modo como afeta o exercício profissional desses docentes junto aos educandos da EJA. Os referenciais teóricos que sustentam o conjunto de reflexões e análises desse trabalho investigativo são: Arroyo (2005, 2006), Costa (2014), Freire (1987, 1996, 2013), Jardilino e Araújo (2014), Machado (2008), que trazem o universo da Educação de Jovens e Adultos; Arroyo (2006), Freire (2013), Martins (2014), Pimenta (2012), que versam sobre Formação de Docente; e Conely e Clandinin (1995, 2011), Cunha (1997) e Sousa e Cabral (2015), que se debruçam sobre o processo de pesquisar trazendo em destaque as narrativas dos sujeitos pesquisados; Barbier (2007), Bogdan e Biklen (1994), Ferrarotti (2010), Minayo (2001, 2010), Morin (2004), que tratam sobre os métodos investigativos pautados na pesquisa-ação-formação. A construção dos dados foi desenvolvida em conjunto com as professoras participantes, valorizando as narrativas sobre suas trajetórias formativas, a partir de um curso de extensão composto por cinco encontros desenvolvidos de forma remota. Nele foram abordadas temáticas pertinentes às vivências pedagógicas na EJA, articulando teoria e prática, com vistas à construção de uma proposta de formação de professores de cunho emancipatório e comprometida com a melhoria do aprendizado dos educandos. O estudo revelou que os compromissos políticos que orientam processo formativo, seja ele inicial ou continuado, interferem na ação pedagógica desempenhada pelos docentes da EJA, (im)possibilitando que esta aconteça de forma emancipatória, crítica-reflexiva ou meramente rasa, mecânica e reprodutora das desigualdades existentes na sociedade. |
Description: | DIAS, Idalina M. S. da Silva Feitosa. Narrativas da formação docente: com a fala as professoras de EJA da Escola Senador Martiniano De Alencar – Barbalha – Ceará – Brasil. 2024. 279f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5537 |
Appears in Collections: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IDALINA MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS.pdf | 2024_diss_idias.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.