Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5540
Title: | Estudo de caso funcionamento do conselho escolar de uma escola municipal de região metropolitana de Fortaleza |
Authors: | Morais, Bruna Lúcia Oliveira de Sousa, Júia Maria Silveira Pereira, Márcia Ferreira Carneiro, Marluce Oliveira de Morais |
Keywords: | Participação Conselho Escolar Gestão Democrática |
Issue Date: | 28-Apr-2018 |
Citation: | MORAIS, B. L. O. (2018) |
Abstract: | Os recursos financeiros que chegam nas escolas dão autonomia a gestão escolar permitindo que esses recursos sejam distribuídos de acordo com as necessidades de cada instituição. Papel fundamental neste processo tem os Conselhos Escolares com a participação direta nas decisões tomadas. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar i funcionamento da relação direta entre a teoria e a prática no processo de gestão escolar democrática, e como os conselheiros atuam de forma competente e democrática. O estudo foi extraído da pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, realizada entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016, quando foi realizada visita nas reuniões do conselho. Neste artigo destaca-se o conceito de participação democrática na educação, do ponto de vista dos entrevistados, trazendo a percepção de gestão bem como a visão destes, com relação à sua atuação. Para fundamentar o estudo, foram trazidas as categorias: Participação, Conselho Escolar e Gestão Democrática, as quais foram aprofundadas , ao longo deste artigo, com o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e conceitos de alguns autores renomados. O tema do estudo: O estudo de caso do funcionamento do Conselho Escolar de uma escola municipal da região metropolitana de Fortaleza exigiu um mergulho no funcionamento por parte dos conselheiros e pouca participação dos mesmos para atuarem de forma democrática no conselho escolar. Portanto, deve-se a partir dessa discussão, abrir caminho para estudos e formações no fortalecimento da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, financeiras e pedagógicas. |
Description: | MORAIS, Bruna Lúcia Oliveira de et al. Estudo de caso funcionamento do conselho escolar de uma escola municipal de região metropolitana de Fortaleza. 2018. 23f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5540 |
Appears in Collections: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruna Lúcia Oliveira de Morais.pdf | 2018_art_brmorais.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.