Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5584
Title: | A importância da capoeira na escola |
Authors: | Costa, Patricia Maria Pereira da |
Keywords: | Capoeira Escola Áreas de conhecimento |
Issue Date: | 15-May-2017 |
Citation: | COSTA, P. M. P. (2017) |
Abstract: | Este trabalho tem como finalidade discutir a capoeira, seus efeitos e consequências na Escola; e, portanto, pensar a implementação da Lei 10.639/03. A proposta é a efetivação da Lei, a partir da pratica da capoeira no âmbito escolar. Mediante o conceito de interdisciplinaridade procurou mostrar a relação que existe entre a capoeira e várias disciplinas que fazem parte do currículo escolar. Assim, entendeu-se que a valorização da capoeira como potencial pedagógico para as áreas de Educação Física, Artística, História e Literatura é essencial para a construção de uma sociedade mais consciente de si mesma. A prática da capoeira na Escola deve levar em conta a capoeira como um todo e assim explorar os aspectos históricos, culturais e sociais do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva vai de encontro com a questão da profissionalização da capoeira que tem provocado calorosos debates. Assim para pensar a importância da capoeira na escola, usar-se-á, além de leituras sobre educação e capoeira, entrevistas com professores das áreas de educação física, artística, história e literatura e mestres de capoeira. |
Description: | COSTA, Patricia Maria Pereira da. A importância da capoeira na escola. 2017. 42f. Monografia (Graduação) - curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5584 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patricia Maria Pereira da Costa.pdf | 2017_mono_pcosta.pdf | 879,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.