Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5584
Title: A importância da capoeira na escola
Authors: Costa, Patricia Maria Pereira da
Keywords: Capoeira
Escola
Áreas de conhecimento
Issue Date: 15-May-2017
Citation: COSTA, P. M. P. (2017)
Abstract: Este trabalho tem como finalidade discutir a capoeira, seus efeitos e consequências na Escola; e, portanto, pensar a implementação da Lei 10.639/03. A proposta é a efetivação da Lei, a partir da pratica da capoeira no âmbito escolar. Mediante o conceito de interdisciplinaridade procurou mostrar a relação que existe entre a capoeira e várias disciplinas que fazem parte do currículo escolar. Assim, entendeu-se que a valorização da capoeira como potencial pedagógico para as áreas de Educação Física, Artística, História e Literatura é essencial para a construção de uma sociedade mais consciente de si mesma. A prática da capoeira na Escola deve levar em conta a capoeira como um todo e assim explorar os aspectos históricos, culturais e sociais do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva vai de encontro com a questão da profissionalização da capoeira que tem provocado calorosos debates. Assim para pensar a importância da capoeira na escola, usar-se-á, além de leituras sobre educação e capoeira, entrevistas com professores das áreas de educação física, artística, história e literatura e mestres de capoeira.
Description: COSTA, Patricia Maria Pereira da. A importância da capoeira na escola. 2017. 42f. Monografia (Graduação) - curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5584
Appears in Collections:Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Maria Pereira da Costa.pdf2017_mono_pcosta.pdf879,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.