Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5616
Title: Oh cabelo, cabelo meu, se você não fosse meu eu não seria tão eu! Ressignificação e empoderamento de identidade através do cabelo crespo e cacheado
Authors: Araújo, Maria Ivonizete de Lima
Keywords: Cabelo crespo e cacheado
Identidade
Racismo
Issue Date: 30-Oct-2018
Citation: ARAÚJO, M. I. L. (2018)
Abstract: Têm-se como objetivo principal deste trabalho apresentar algumas reflexões sobre as narrativas de mulheres negras que fizeram parte de uma roda de conversa sob o tema “cabelo e identidade”, o grupo formado por mulheres universitárias, especificamente da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) as quais fazem parte de diferentes cursos e nacionalidades , sob a perspectiva de um tema as discursões ganham novos contornos como as opressões as quais são submetidas cotidianamente .Material e métodos adotada baseia-se inicialmente em pesquisas bibliográficas as quais nos serviu como material teórico e posteriormente em análise de áudios das rodas de conversas. Percebemos para além das opressões supracitadas encontramos a padronização e a hierarquização do cabelo crespo/cacheado em que o capitalismo rege os parâmetros aceitáveis. Chegamos ao entendimento da construção, ressignificação e empoderamento de uma identidade étnico racial, construídas a partir das falas de nossas interlocutoras, percebemos uma forte resistência as normatividades, tendo consciência de sua cultura de sua ancestralidade essas mulheres negras empoderam-se. As considerações finais se fazem pertinentes a analises de dados coletados que nos norteiam as questões levantadas nesta pesquisa quanto a identidade de mulher negra e empoderada e que qual senário as interlocutoras estrangeiras iram se deparar ao regressar ao seu país natal .No contexto Brasileiro nossas interlocutoras usam o cabelo crespo e cacheado como uma parte transformadora de luta e resistência.
Description: ARAÚJO, Maria Ivonizete de Lima. Oh cabelo, cabelo meu, se você não fosse meu eu não seria tão eu! Ressignificação e empoderamento de identidade através do cabelo crespo e cacheado. 2018. 29f. Projeto - curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5616
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IVONIZETE DE LIMA ARAÚJO.pdf2018_proj_maraújo.pdf292,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.