Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5655
Título : | Ressonâncias mouras na música de Elomar / Valdinez Claudio Oliveira da Silva |
Autor : | Silva, Valdinez Claudio Oliveira da |
Palabras clave : | Elomar Oralidade Sertão Cantoria Estudos africanos |
Fecha de publicación : | 20-nov-2023 |
Citación : | SILVA, V. C. O. (2023) |
Resumen : | A presente dissertação procura estabelecer um diálogo entre os aspectos literários, historiográficos e estéticos da obra musical de Elomar Figueira Mello, considerando o silenciamento da influência da cultura moura sobre a obra em análise. A cultura moura pode ser compreendida como entrelaçamentos de povos e culturas de origem negra do Norte da África, dos berberes, que chega ao Nordeste brasileiro por meio da presença europeia, principalmente, ibérica, mas também pelos povos escravizados vindos da borda do Saara. A discussão teórica e a análise etnográfica da música de Elomar perpassam o pensamento de autores como Gilberto Freyre (2004), Câmara Cascudo (1978), Ariano Suassuna (1974), Luis Soler (1978), Jacques Rancière (2005), Gilles Deleuze (1997), Nietzsche (2007) numa interlocução entre a produção da ideia de identidade nacional, cultura popular regional e a linguagem popular como espaço de criação. A pesquisa se desenvolve a partir da perspectiva de que a obra do compositor Elomar está inserida numa teia de práticas e representações, expressão e circulação de elementos temáticos do sertão nordestino, consequentemente, ressonâncias, reverberações do mundo mouro, a partir da África. Entre estas representações e práticas encontram-se a oralidade que é a proclamação verbal dos saberes guardados na memória humana; o cantador, personagem que apresenta suas histórias em cantoria, acompanhados da viola, onde sua musicalidade expressa aspectos cotidianos do sertão; o cenário é um sertão ficcional criado para ambientar as narrativas; e a cantoria – o cordel e o repente como fórmulas de uma literatura oral musicada, estruturada em rima e em versos cantados, próprios da musicalidade moura. |
Descripción : | SILVA, Valdinez Claudio Oliveira da. Ressonâncias mouras na música de Elomar. 2023.139 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5655 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
z New Dissertação Valdinez 28.01.2020 versão final.pdf | 2023_diss_vcodasilva.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.