Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5684| Título : | Contribuições do curso de pedagogia da Unilab com a atuação do/a pedagogo/a em espaços de educação não formal: experiencias no Memorial Leprosaria Canafístula | 
| Autor : | Araújo, Milena Maria Gomes | 
| Palabras clave : | Curso de Pedagogia Educação não formal Atuação Pedagógica | 
| Fecha de publicación : | 21-may-2021 | 
| Citación : | ARAÚJO, M. M. G. (2021) | 
| Resumen : | O presente artigo expõe um estudo científico sobre as contribuições do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para a formação do/a pedagogo/a para atuar em espaços não formais de educação, tendo como foco experiências vivenciadas no Memorial Leprosaria Canafístula. O curso de Pedagogia da UNILAB forma sujeitos capazes de atuar em diversas áreas da educação, tanto como produtores/as e disseminadores/as de conhecimento, por meio da docência, como gestores/as de processos educativos e agentes sociais em espaços escolares e não escolares. Enquanto estudante de pedagogia e mediadora do Memorial Leprosaria Canafístula, diversas inquietações surgiram sobre o fazer pedagógico dentro de uma instituição de saúde que tem propostas educativas, mas afinal, qual é o papel do/a pedagogo/a nesse espaço? Quais as atribuições do/a pedagogo/a nas instituições culturais? Como desenvolver ações educativas nesses lugares? Quais as possibilidades de atuação pedagógica fora do ambiente escolar? Para tanto, utilizaremos como metodologias, a pesquisa bibliográfica, com os estudos de Brandão (2002), Libâneo (2013), Gohn (2011) e Marandino (2017) que abordam sobre a educação não escolar. A partir do estudo em questão, é possível afirmar que o/a pedagogo/a também pode ser capacitado para gerir processos educativos, processos estes que estão presentes nos espaços formais e não formais de educação, um campo de atuação abrangente. | 
| Descripción : | ARAÚJO, Milena Maria Gomes. Contribuições do curso de pedagogia da Unilab com a atuação do/a pedagogo/a em espaços de educação não formal: experiencias no Memorial Leprosaria Canafístula. 2021. 19f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5684 | 
| Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MILENA MARIA GOMES ARAÚJO .pdf | 2021_art_maraújo.pdf | 649,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         