Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5770
Title: Desafios no acesso ao tratamento do câncer de mama no sistema público de saúde de Angola e do Brasil: Reflexão comparativa entre países com diferentes níveis de desenvolvimento
Authors: Lukelo, Lukénia André
Keywords: neoplasias da mama
acessibilidade
terapêutica
Issue Date: 18-Jun-2024
Citation: LUKELO, L. A. (2024)
Abstract: O câncer de mama é uma condição patológica que resulta na proliferação anormal das células da mama, com capacidade de metástase para outros órgãos adjacentes. Esta condição é mais comum no sexo feminino com maior incidência entre mulheres de 40 e 69 anos, assim, quando diagnosticado precocemente as chances de cura e bom prognóstico são maiores. Trata-se de um estudo teórico reflexivo que tem como objetivo refletir criticamente acerca dos desafios no acesso ao tratamento do câncer no sistema público de saúde de Angola e do Brasil. O presente estudo baseia-se em literaturas científicas incluindo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Intituto Angolano do Controle do Câncer (IACC) paralelamente, o estudo ainda conta com levantamento bibliográficos nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, BDENF, com base nos dados obtidos foi possível analisar como se procede o tratamento do câncer de mama, destacando as convergências, divergências e fragilidades que influenciam o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Portanto, conclui-se que ambos os países enfrentam alguns desafios no acesso ao tratamento do câncer. Entre os principais desafios destacam-se a desigualdade regional no acesso aos serviços de saúde, falta de profissionais capacitados na área, escassez de materiais ou equipamentos, ausência de sistemas de informação, fatores socioeconômicos e deficiência na promoção da educação em saúde.
Description: LUKELO, Lukénia André. Desafios no acesso ao tratamento do câncer de mama no sistema público de saúde de Angola e do Brasil: Reflexão comparativa entre países com diferentes níveis de desenvolvimento. 2024, 18f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5770
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lukénia André Lukelo.pdf2024_art_lukélukelo.pdf243,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.