Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5855
Title: A desinformação como estratégia discursiva para a desqualificação das instituições de ensino superior públicas
Authors: Mesquita, Raquel Furtado de
Keywords: Universidades públicas
Modos de Operação da ideologia
Expurgo do outro
Issue Date: 10-Feb-2020
Citation: MESQUITA, R. F. (2020)
Abstract: Este trabalho propôs-se a investigar, com base nos modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2009), a desinformação como estratégia de ataque às universidades via WhatsApp após o anúncio do corte de verbas para as instituições públicas de nível superior em abril de 2019. Para isso, coletamos publicações relacionadas às universidades através da ferramenta “monitor de WhatsApp”, que permitiu a identificação de textos e imagens, que são descontextualizadas da realidade, construindo narrativas falsas sobre eventos ou atividades, apresentando-as como ilícitas e amorais. A partir da análise das publicações mais compartilhadas, compreendemos que o compartilhamento dessas imagens visa desqualificar a “imagem” das universidades públicas perante a sociedade utilizando como estratégia o “expurgo do outro”, na figura dos universitários que refletem as instituições às quais pertencem. Percebemos ainda que o canal utilizado, o WhatsApp, permite maior proximidade entre os usuários, o que gera maior credibilidade sobre o que é recebido.
Description: MESQUITA, Raquel Furtado de. A desinformação como estratégia discursiva para a desqualificação das instituições de ensino superior públicas. 2021. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5855
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL FURTADO DE MESQUITA .pdf2020_art_raqmesquita.pdf2,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.