Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5866
Título : | O papel do intérprete de Libras na educação inclusiva nos municípios de Redenção e Acarape/ Ceará |
Autor : | Souza, Wellington Brito e |
Palabras clave : | Intérprete Libras Educação inclusiva Surdos |
Fecha de publicación : | 18-ago-2021 |
Citación : | SOUZA, W. B. (2021) |
Resumen : | Este artigo tem como finalidade apresentar um panorama a respeito da atuação do intérprete de Libras, bem como as carências existentes no que se diz respeito à educação inclusiva para os surdos nas cidades de Redenção e Acarape, no estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo. Para a coleta de dados realizamos, inicialmente, um levantamento de quais escolas contavam com a presença de profissional na área de Libras e, posteriormente, aplicamos um questionário a três intérpretes com perguntas relacionadas à formação, atuação e desafios enfrentados. Para a análise das respostas, baseamo-nos em autores como Santos (2013), que apresenta as carências referentes à Libras no ensino; Oliveira e Silva (2016), que mostram a importância do intérprete dentro da sala de aula e Quadros (2001), que aborda as capacidades que um bom intérprete deve ter, entre outros autores. Após a análise, constatamos que se trata de uma área muito carente de profissionais, algumas instituições até demonstram o interesse em desenvolver atividades relacionadas à Libras, porém, existem algumas realidades que impedem a contratação do profissional e a principal causa relatada foi a ausência de alunos surdos na instituição. Sobre o papel do intérprete, podemos observar que ele é fundamental para que o aluno surdo esteja nas escolas e acompanhe as aulas, no entanto não é dada a devida importância a este profissional, uma vez que há poucos surdos matriculados nas escolas. Através dos resultados, percebemos que ainda é preciso investir e valorizar os profissionais desta área da educação nas escolas de ensino básico. É necessária a implementação de ações que busquem evidenciar a importância do ensino de Libras bem como os profissionais desta área. |
Descripción : | SOUZA, Wellington Brito e. O papel do intérprete de Libras na educação inclusiva nos municípios de Redenção e Acarape/ Ceará. 2021. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5866 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WELLINGTON BRITO E SOUZA.pdf | 2021_art_wellsouza.pdf | 203,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.