Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5901
Title: | Ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos-EJA |
Authors: | Torres, Samyrla Cavalcante |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Ensino e aprendizado Prática de leitura Ensino remoto |
Issue Date: | 25-Feb-2022 |
Citation: | TORRES, S. C. (2022) |
Abstract: | Este artigo apresenta uma proposta de ensino metodológico para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita da Língua Portuguesa na modalidade de Educação Para Jovens e Adultos - EJA a partir de oficinas ministradas. A pesquisa desenvolveu-se especificamente com alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Donaninha Arruda, localizado na cidade de Baturité, teve como objetivo ampliação das habilidades e capacidades técnicas leitura e escrita dos educandos, além do desenvolvimento da leitura crítica, cujo aprendizado foi constatado com as atividades feitas conforme afirma Paulo Freire e Irandé Antunes. Além disso, contribuir para melhorar a educação dos estudantes em termos de desenvolvimento da linguagem e postura crítica, diminuindo a desigualdade social no contexto educacional e consequentemente fora dele. No final das oficinas, através da escrita dos alunos e do pós-diagnóstico, constatamos que foi possível desenvolver a leitura crítica partindo de uma sequência didática através de gêneros textuais que fazem parte do cotidiano/realidade dos alunos. |
Description: | TORRES, Samyrla Cavalcante. Ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos-EJA. 2022. 25f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5901 |
Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SAMYRLA CAVALCANTE TORRES .pdf | 2022_art_samtorres.pdf | 257,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.