Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902
Título : O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau
Autor : Santiago Neto, Reginaldo Umateb
Palabras clave : Política linguística
Guiné-Bissau
Ensino-aprendizagem
Língua guineense
Língua portuguesa
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Citación : SANTIAGO NETO, R. U. (2021)
Resumen : O presente trabalho visa analisar as políticas linguísticas institucionais e o papel das línguas portuguesa e guineense no sistema do ensino, considerando a possibilidade de oficialização do guineense (“crioulo”) e sua inserção nas instituições escolares públicas e privadas do país, especificamente no ensino básico. O texto apresenta e discute questões da política linguística adotada pelo Estado guineense, assim como seu reflexo na sociedade; a adoção do português como língua oficial e as consequências dessa escolha para com as línguas locais e, consequentemente, o sistema de ensino no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, tecemos reflexões sobre a possibilidade de ensino da língua guineense em escolas das redes pública e privada. Ao longo dessas abordagens, baseamos em autores como Calvet (2007), Oliveira (2016), entre outros, no que concerne às políticas linguísticas; Lagares (2018) e Martins (2014) em relação ao conceito de língua oficial; Declaração Universal dos Direitos Linguístico (Unesco, 1996), Cá (2008), Augel, Bernardo e Severo (2018), entre outros, para fundamentar as reflexões sobre a possibilidade do ensino da língua guineense. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, elaborada com base nos materiais disponíveis como livros, revistas, artigos científicos e documentos oficiais do Estado guineense. Foi feita uma abordagem qualitativa das informações às quais tivemos acesso. Acredita-se que a oficialização e adoção do guineense no sistema de ensino pode trazer avanços significativos nesse setor, podendo não só fortalecer o aprendizado do aluno, como também contribuir fortemente na preservação da cultura e da identidade nacional, uma vez que a língua é vista como símbolo da unidade nacional.
Descripción : SANTIAGO NETO, Reginaldo Umateb. O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau. 2021. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO .pdf2021_art_regneto.pdf398,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.