Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915
Título : | A Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensar |
Autor : | Silva, Amanda Paz da |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Consciência crítica Formação Inicial Sistema de opressão |
Fecha de publicación : | 11-dic-2023 |
Citación : | SILVA, A. P. (2023) |
Resumen : | Durante o percurso da vida acadêmica, especificamente no curso de Letras-Língua Portuguesa, enquanto futuros professores, somos conscientizados e formados para atuar criticamente contra um sistema educacional opressor, que tem o objetivo de limitar os modos de ensinar, aprender e pensar, preocupando-se com a formação de alunos como agentes passivos incapazes de buscar por transformação, para que possam atuar ativamente e modificar o meio em que vivem. O presente trabalho tem o objetivo analisar as práticas docentes, embasadas em uma perspectiva decolonial, desenvolvidas por três professoras em formação do Curso de Letras-Língua Portuguesa da UNILAB, através de um ciclo de oficinas na turma de seis alunas da Educação de Jovens e Adultos da E.E.M.T.I. Dr. Brunilo Jacó, Redenção-CE. A metodologia deste trabalho consiste em: 1) Observar o processo inicial de formação das professoras da UNILAB; 2) Descrever as oficinas desenvolvidas na turma da Educação de Jovens e Adultos, por professoras em formação; e 3) Avaliar, por meio do questionário aplicado para as alunas da EJA, a prática docente das professoras em formação, tendo como referencial teórico, Paulo Freire (1989, 1974 e 1996), hooks (2013 e 2020) e Landulfo (2022). Os resultados apontam que, como futuros professores, precisamos estar conscientes da importância de promover uma educação como prática da liberdade, capaz de transformar e desenvolver a consciência crítica dos envolvidos no processo educacional, como uma possibilidade de formar os alunos em agentes ativos com capacidades de problematizar, pensar, refletir e agir contra um sistema de opressão. |
Descripción : | SILVA, Amanda Paz da. A Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensar. 2023. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Paz da Silva.pdf | 2023_art_amansilva.pdf | 547,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.