Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5933
Title: A Construção do Ethos como estratégia argumentativa em postagens no Twitter durante a campanha eleitoral de Lula para o pleito de 2022
Authors: Sousa, Lara Lohanna Barreto de
Keywords: Ethos
Discurso
Twitter
Política
Lula
Issue Date: 2-Feb-2023
Citation: SOUSA, L. L. B. (2023)
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a construção do ethos nas postagens do candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua conta no Twitter, durante o período de campanha eleitoral para o pleito de 2022. Partindo do pressuposto de que todo discurso possui uma orientação argumentativa, tomamos como norte os estudos de Amossy (2011; 2017; 2019; 2020) sobre argumentação, discurso e ethos (discursivo e institucional). Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa possui caráter téorico-descritivo e uma abordagem qualitativa. Para realizar a coleta de dados, adotamos os pressupostos teóricos de Marie-Anne Paveau (2021) ao utilizarmos um recorte ecológico. A partir disso, foram analisados noventa e quatro tuítes, durante os dois últimos dias de campanha eleitoral para a disputa presidencial. A análise permitiu constatar que o ethos institucional influencia diretamente na construção do ethos discursivo, o qual pode confirmar ou modificar essa imagem prévia do locutor.
Description: SOUSA, Lara Lohanna Barreto de. A construção do Ethos como estratégia argumentativa em postagens no Twitter durante a campanha eleitoral de Lula para o pleito de 2022. 2023. 19f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5933
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lara Lohanna Barreto de Sousa.pdf2023_art_larasousa.pdf243,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.