Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5935
Título: | A interferência do multilinguismo da Guiné Bissau no processo de alfabetização em língua portuguesa |
Autor(es): | Linda, Belmiro Djú |
Palavras-chave: | Multilinguismo Guiné- Bissau Alfabetização Interferência linguística |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Citação: | DJÚ, L. B. (2023) |
Resumo: | O presente trabalho procura compreender a interferência do multilinguismo guineense na alfabetização em língua portuguesa, língua oficial. A língua adotada pelo sistema educacional para o ensino formal representa uma das maiores limitações no ensino básico guineense, visto que as línguas étnicas e maternas muitas das vezes ocupam maior espaço nas interações sociais e no seio familiar, sendo as primeiras línguas adquiridas pelos falantes. Um dos fatores que interfere no processo de alfabetização é o choque entre a língua portuguesa e as línguas maternas. Para alcançar o objetivo, aplicamos um questionário a 12 estudantes guineenses com perguntas sobre as línguas faladas por eles e o processo de alfabetização em língua portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores guineenses como Neto (2022), Pinto (2018) e Semedo (2006), além de documentos oficiais do Estado Guineense. Os resultados demonstraram que a alfabetização em língua portuguesa se dá na escola, embora os falantes já tenham adquirido em casa a sua língua étnica e a língua guineense, o que leva a dificuldades na aprendizagem da língua oficial. Concluímos, assim, que, no contexto educacional no qual a língua da escola não apresenta status na comunidade, ou seja, o ensino não considera a realidade linguística do país, os estudantes apresentam dificuldades na alfabetização por interferência de suas línguas maternas. Portanto, defendemos a oficialização da língua guineense (crioulo) e sua inserção nas escolas públicas e privadas do país, especificamente no ensino básico. |
Descrição: | DJÚ, Linda Belmiro. A interferência do multilinguismo da Guiné Bissau no processo de alfabetização em língua portuguesa. 2023. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5935 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Linda Belmiro Djú.pdf | 2023_art_lindadjú.pdf | 479,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.