Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5952
Title: A didatização do discurso acadêmico em perfil do instagram: análise de estratégias de divulgação científica
Authors: Silva, Fabrício Alexandre da
Keywords: Divulgação Científica
Gêneros Acadêmicos
Discurso Científico
Didatização do Discurso
Redes Sociais
Issue Date: 8-Jul-2024
Citation: SILVA, F. A. (2024)
Abstract: Considerando a mudança do perfil dos estudantes universitários nesse século XXI e a necessidade de criação de novas estratégias de letramento acadêmico, o surgimento de perfis de redes sociais com a didatização do discurso acadêmico podem vir a favorecer o processo de letramento de novos estudantes. Neste contexto, a presente pesquisa analisa o perfil do Instagram @escritamestra, com 17.900 seguidores, que se propõe a ser um instrumento facilitador do letramento acadêmico através de discursos acadêmico e científico didatizados. Assim, é objetivo deste artigo analisar a didatização do discurso acadêmico em perfil do Instagram a partir das estratégias de divulgação científica. Para tanto, foi realizada a análise de 13 quiz do perfil do Instagram “Escrita Mestra”, com triagem da seleção de postagens de todo o mês de março de 2024. O resultado da pesquisa aponta para a utilização da didatização do discurso acadêmico como uma alternativa para esclarecer dúvidas de discentes tanto sobre a produção de gêneros acadêmicos, quanto o funcionamento da universidade.
Description: SILVA, Fabricio Alexandre da. A didatização do discurso acadêmico em perfil do instagram: análise de estratégias de divulgação científica. 2024. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5952
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabrício Alexandre da Silva.pdf2024_art_fabsilva.pdf679,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.