Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5953
Title: | Uma proposta pedagógica crítica e inclusiva no ensino médio: o romance 'O Alegre Canto da Perdiz’, de Paulina Chiziane, e suas possíveis abordagens para o ensino da Literatura Africana |
Authors: | Lima, James Anderson Vitor |
Keywords: | Proposta pedagógica ensino médio literatura africana “O Alegre Canto da Perdiz” Paulina Chiziane |
Issue Date: | 20-Mar-2024 |
Citation: | LIMA, J. A. V. (2024) |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o Ensino Médio, por meio da abordagem do ensino de literatura africana, tendo como foco a obra "O Alegre Canto da Perdiz" (CHIZIANE, 2008). A necessidade de ampliar o ensino de literatura busca promover uma abordagem que vá, além do paradigma eurocêntrico, explorando a literatura africana como uma forma de enriquecer o repertório cultural dos alunos, aí, incluindo o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva entre os aprendentes. O artigo menciona a inclusão da literatura africana no currículo escolar, com destaque para a importância da Lei 10.639/2003, neste sentido, que obriga o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira. Além disso, o documento mais recente que orienta e normatiza o ensino: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), a qual discute a necessidade de repensar a forma como a literatura é ensinada na escola, procurando tornar a leitura e a escrita atividades prazerosas para os alunos. A metodologia proposta envolve a leitura coletiva da obra, com posterior discussão em grupos; a contextualização histórica e social do enredo do romance, e a reflexão sobre temas como sexualização do corpo negro feminino, o branqueamento e identidade. Essa proposta pedagógica visa a promover uma educação mais inclusiva e diversificada, proporcionando, aos alunos do ensino médio, uma experiência crítica em relação à literatura africana. |
Description: | LIMA, James Anderson Vitor. Uma proposta pedagógica crítica e inclusiva no ensino médio: o romance 'O Alegre Canto da Perdiz’, de Paulina Chiziane, e suas possíveis abordagens para o ensino da Literatura Africana. 2024, 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5953 |
Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
James Anderson Vitor Lima.pdf | 2024_art_jalima.pdf | 232,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.