Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5959
Título : | Ensino da língua portuguesa e a resistência da língua guineense no liceu Padre Leopoldo Pastori de Bafatá - Guiné- Bissau |
Autor : | Fuma, Vanessa Rodrigues |
Palabras clave : | Ensino do português Língua guineense Resistência Guiné-Bissau |
Fecha de publicación : | 10-jul-2024 |
Citación : | FUMA, V. R. (2024) |
Resumen : | A Guiné-Bissau é um país com um vasto leque de variedades linguísticas, um aspecto que reflete no seu sistema de ensino de línguas. Levando em consideração esta característica linguística da Guiné-Bissau, procura-se, com este trabalho, compreender a resistência da língua guineense (Língua nacional do país) na escola Padre Leopoldo Pastori diante de ensino da língua portuguesa. Esta escola que se situa na zona leste do país, concretamente na região de Bafatá. Para realização deste trabalho, baseou-se no método qualitativo de caráter teórico-bibliográfico, com traço exploratório. Para coleta de dados, adotou-se o questionário, que foi aplicado por quatro (4) professores da escola Padre Leopoldo Pastori. O formulário foi composto por sete (7) questões abertas. As discussões que sustentam as argumentações foram alicerçadas nos trabalhos de Abdula, Timbane e Quebi (2017), sobre as políticas linguísticas nos PALOP; Antunes (2003), Couto e Embaló (2010), Cá (2015), que tratam da língua e de língua portuguesa., dentre outros trabalhos. Os resultados desta pesquisa mostram que a língua guineense tem espaço na escola Padre Leopoldo Pastori e por ser o principal meio de comunicação no seio da população guineense, ela se resiste nos espaços escolares, justamente pelo fato dos estudantes não terem domínio da língua portuguesa e muitos não se comunicarem com ela em casa. Após as análises das informações obtidas, conclui-se que a língua guineense possui um papel fundamental na sociedade, pois é uma das línguas mais íntimas para os guineenses, na qual se entendem no apaziguamento de um conflito, nos debates e nas parcerias. Por este motivo, ela segue presente nos espaços escolares, apesar da proibição de uso, o que demonstra sua resistência diante do ensino da língua oficial. |
Descripción : | FUMA, Vanessa Rodrigues. Ensino da língua portuguesa e a resistência da língua guineense no liceu Padre Leopoldo Pastori de Bafatá - Guiné-Bissau. 2024; 19f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5959 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Rodrigues Fuma.pdf | 2024_art_vanefuma.pdf | 466,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.