Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5998
Título : O ensino de Língua Portuguesa em Guiné-Bissau: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas
Autor : Nanque, Angela Vieira
Palabras clave : Escolas particulares - Guiné-Bissau
Escolas públicas - Guiné-Bissau
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Guiné-Bissau
Fecha de publicación : 2-may-2024
Citación : NANQUE, A. V. (2024)
Resumen : Este trabalho tem como tema o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, a partir de um olhar comparativo entre escolas públicas e particulares. Considerando o sistema educativo monolíngue guineense, realizado apenas por meio da língua portuguesa, a qual é desconhecida pela maioria das pessoas no país, foi proposta a seguinte pergunta de pesquisa: Como ocorre o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas e privadas de escola de Guiné- Bissau? O trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino da língua portuguesa em escolas públicas e privadas em Guiné-Bissau. Além disso, conta com seguintes objetivos específicos: comparar os recursos disponíveis para o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas e privadas; b) Investigar as percepções de professores e alunos sobre o ensino da língua portuguesa em ambos os tipos de instituições de ensino; c) Identificar possíveis desafios enfrentados pelo ensino da língua portuguesa em Bissau, tanto em escolas públicas quanto privadas. O trabalho foi feito com base em estudos dos seguintes autores: Soares (2003), Street (2014), Ribeiro (2001), Morgado (2019), dentre outros. A metodologia que conduziu este trabalho é de caráter qualitativa, com pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas. Com base nisso, os dados foram coletados através da aplicação de questionários para 06 estudantes guineenses que estudam em diversos cursos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês, sendo eles dos gêneros masculino e feminino e 2 professores de Liceus de Bissau das escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que o ensino dado numa única língua não está rendendo bons resultados por parte dos alunos, e a única diferença existente entre as tipologias de escola aqui consideradas é a questão das constantes greves nas escolas públicas. Ademais, a maioria dos entrevistados declarou que método de ensino e os conteúdos ensinados nas escolas não correspondem à realidade deles.
Descripción : NANQUE, Angela Vieira. O ensino de Língua Portuguesa em Guiné-Bissau: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5998
Aparece en las colecciones: Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_mono_angelananque.pdf2024_mono_angelananque.pdf828,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.