Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6003
Título : A valorização da história e da identidade cultural angolana no currículo escolar de história do ensino primário
Autor : Artur, Alonso Carlos
Palabras clave : Angola - História - Assimilação cultural
Currículos - Avaliação - Angola
Ensino primário - Angola
Fecha de publicación : 14-may-2024
Citación : ARTUR, A. C. (2024)
Resumen : Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, que buscou investigar de que maneira o currículo do Ensino Básico de Angola contribui para a valorização da história e da identidade cultural do país. Participaram do estudo 4 (quatro) docentes que atuam na quinta classe do Ensino Básico de Luanda, Moxico e província do Bengo. A técnica selecionada para a coleta de dados foi o questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar que os(as) docentes compreendem a importância de um currículo escolar que resgate e fortaleça a história e a identidade cultural do país. Entretanto, parte desses sujeitos ainda ensinam com o foco nos temas: colonização, escravidão e independência de Angola. Outras reflexões dos aspetos culturais, sociais e identitários, quando trabalhados, ocorrem de forma aligeirada. Entre os desafios encontrados pelos docentes, destacam-se a ausência de material didático adequado; formação profissional insatisfatória; e, a dificuldade de conciliar os currículos padronizados com as realidades e diversidades locais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com o debate e incitar a realização de outros estudos acerca do ensino da história e da identidade cultural no currículo escolar em Angola.
Descripción : ARTUR, Alonso Carlos. A valorização da história e da identidade cultural angolana no currículo escolar de história do ensino primário. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6003
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_arti_alonsoartur.pdf2024_arti_alonsoartur.pdf619,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.