Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Title: Alfabetização e letramento na Educação Infantil: percursos avaliativos das práticas pedagógicas em uma escola de Santo Amaro - BA
Authors: Souza, Carla dos Santos
Keywords: Alfabetização - Santo Amaro (BA)
Educação infantil - Santo Amaro (BA)
Professores alfabetizadores - Santo Amaro (BA)
Issue Date: 8-May-2024
Citation: SOUZA, C. S. (2024)
Abstract: Este estudo buscou investigar os processos de alfabetização e letramento na educação infantil em uma escola de Santo Amaro, Bahia. O problema de pesquisa baseou-se na análise do percurso avaliativo em uma turma do grupo 5, de uma creche municipal, durante o período de três meses de observação no ano de 2023. Os objetivos foram identificar os instrumentos e critérios de ensino propostos pela educadora, examinar os mecanismos utilizados por ela no processo de aprendizagem e entender as estratégias pedagógicas adotadas para avaliar as hipóteses de escrita das crianças. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, com observação participante na escola, e registro semanal das aulas durante esse período, além da realização de entrevista com a educadora. Embora a professora demonstra habilidade no planejamento e execução dessas atividades, observou-se o uso frequente de materiais xerocopiados, que não se alinham totalmente com novas teorias de alfabetização e letramento.
Description: SOUZA, Carla dos Santos. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: percursos avaliativos das práticas pedagógicas em uma escola de Santo Amaro - BA. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_arti_carlasouza.pdf2024_arti_carlasouza.pdf721,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.