Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012
Título: | Desafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Oliveira, Valdemira Silva de |
Palavras-chave: | Crianças com Transtorno do Espectro Autista Ensino fundamental Inclusão escolar Professores de ensino fundamental |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, V. S. (2024) |
Resumo: | Ofertar uma educação igualitária para todos sem distinção, atendendo às necessidades educativas especiais dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos maiores desafios da atualidade. Nesse contexto este artigo apresenta uma problemática: quais desafios o docente encontra na inclusão dos alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental? A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, visando responder a esta pergunta, baseando-se em aportes teóricos, disponíveis no repositório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, de autores egressos dessa instituição. Os Artigos e monografias foram selecionados através do uso das palavras-chaves TEA, autismo e Transtorno do Espectro Autisita, onde buscou-se a similaridade da área do conhecimento em estudo. Os objetivos deste trabalho são: refletir sobre o processo de inclusão de alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental; compreender a prática de ensino docente na atuação com crianças com Transtorno do Espectro Autista e mapear os trabalhos produzidos no repositório da Unilab sobre práticas pedagógicas inclusivas para alunos com TEA. A partir do mapeamento e da análise dos estudos encontrados, foram identificados alguns desafios enfrentados pelos alunos com TEA nos espaços escolares, tendo em vista a resistência e o despreparo de muitas escolas referente a inclusão desse público, fatos que obstaculizam práticas pedagógicas inclusivas, dificultando o aprendizado desses alunos. Percebe-se nesse estudo que as práticas pedagógicas inclusivas apesar de serem utilizadas por alguns profissionais da educação, ainda são um grande desafio para muitos professores. |
Descrição: | OLIVEIRA, Valdemira Silva de. Desafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_valdemiraoliveira.pdf | 2024_arti_valdemiraoliveira.pdf | 418,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.