Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6017
Título: | Os impactos da pandemia na alfabetização: uma experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco do Conde |
Autor(es): | Bonfim, Paloma Mota |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia de, 2020-2023 - São Francisco do Conde (BA) Ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA) Programa Residência Pedagógica - Estudo de casos |
Data do documento: | 6-Mai-2024 |
Citação: | BONFIM, P. M. (2024) |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso intitulado “Os Impactos da Pandemia na Alfabetização: Uma Experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco Do Conde - Ba, tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia sob o desenvolvimento escolar de estudantes nos anos iniciais, mais precisamente no 3º ano do Ensino Fundamental, na mesma sala de aula em que o estágio do Programa Residência Pedagógica foi realizado pela pesquisadora. Compõem as fontes da pesquisa as experiências e observações do estágio no Programa Residência Pedagógica, realizado em 2022 em uma turma de 3º ano de uma escola de São Francisco do Conde-Bahia. A metodologia de pesquisa bibliográfica foi baseada nos textos formativos do Programa, dados fornecidos por pesquisas do governo, como o SAEB e a Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19, assim como pesquisas referentes aos eixos de alfabetização, bem como do Programa Residência Pedagógica, sobre a pandemia e suas consequências, além de estudos encontrados no repositório de pesquisas da Unilab e, como parte integrante, temos as entrevistas semiestruturadas que vão se intercalando com os temas propostos no corpo do texto, feito com a professora regente de turma e diretora da escola onde foi realizada a parte prática do programa. Foi possível perceber com essa pesquisa que, tanto no período de isolamento social que teve como consequência as aulas remotas, quanto o pós-pandemia, toda a comunidade escolar teve que se mobilizar para que a educação ainda fosse possível em meio a tantas dificuldades encontradas, que vão desde as desigualdades sociais existentes entre os alunos, até os desafios enfrentados pela professora regente da turma pesquisada para que pudesse realizar seu trabalho durante o contexto da pandemia. |
Descrição: | BONFIM, Paloma Mota. Os impactos da pandemia na alfabetização: uma experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco do Conde. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6017 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_palomabonfim.pdf | 2024_mono_palomabonfim.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.