Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6089
Title: Impactos da interiorização do ensino superior a partir de uma comunidade rural de Redenção-Ceará
Authors: Silva, Larissa Gouveia da
Keywords: Interiorização
Zona rural
Ensino superior
Issue Date: 5-Feb-2020
Citation: SILVA, L. G. (2020)
Abstract: O trabalho proposto tem dois objetivos: refletir sobre as percepções e a experiência de inserção de jovens de uma comunidade rural no ensino superior público, que através da presença concreta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tornaram-se participantes do processo de interiorização do ensino superior público; enfatizar elementos históricos de exclusão educacional intensa vivida pelos moradores também oriundos da comunidade dos estudantes. Os atores sociais do presente trabalho são estudantes da UNILAB residentes da comunidade de Riacho das Pedras, localizada no interior de Redenção, e também outras pessoas do povoado, que carregam consigo marcas de um processo educacional deficiente, fruto de políticas educacionais precárias desde o ensino básico. A política pública nacional de Interiorização do ensino Superior na cidade do interior do Ceará impactou em diversos âmbitos, sobretudo, em uma mudança social em relação à educação na região, levando em consideração os obstáculos que muitos enfrentaram no passado. Hoje há uma nova concepção de ascensão social através da educação.
Description: SILVA, Larissa Gouveia da. Impactos da interiorização do ensino superior a partir de uma comunidade rural de Redenção-Ceará. 2020, 14f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6089
Appears in Collections:Artigo - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Gouveia da Silva.pdf2020_art_larissasilva.pdf323,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.