Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6124
Título: | Quimiocast: Um relato sobre o uso de podcasts no ensino de Química |
Autor(es): | Lima, Luiz Vitor de Oliveira |
Palavras-chave: | Química Podcast Ensino Ferramenta Digital |
Data do documento: | 14-Nov-2024 |
Citação: | LIMA, L. V. O. (2024) |
Resumo: | O ensino de química orgânica enfrenta grandes desafios devido à sua natureza abstrata, o que dificulta estabelecer uma conexão direta entre os conceitos do dia a dia e aqueles apresentados nas escolas e universidades. Tornar o estudo da Química Orgânica atraente e relevante para os alunos é uma tarefa desafiadora, levando os educadores a explorar novas abordagens pedagógicas que substituam ou adaptem às metodologias tradicionais de ensino. Há mais de uma década, discute-se as qualidades e benefícios dos podcasts, que se popularizaram ainda mais com o aumento do uso da internet e das redes sociais, facilitando o acesso a essas ferramentas digitais. Assim, esse trabalho se tratou de um relato de experiência sobre um projeto extensionista que se fundamenta na metodologia de tecnologia aplicada à sala de aula, visando a desconstrução dos tradicionais conceitos de ensino. Os resultados foram obtidos entre o período de janeiro 2023 a outubro de 2024, disponibilizados pelas plataformas. Assim, o Quimiocast obteve um quantitativo total de 3015 reproduções, com uma média aproximada de 251 reproduções por mês e 20 episódios publicados durante os 22 meses de projeto. Além disso, o podcast teve um total de 2.501 impressões nessa plataforma musical. Em relação ao público alcançado, foi constatado que 98% dos ouvintes são do Brasil, principalmente da região nordeste, e a porcentagem restante (2%) divide-se entre 17 países distintos.Em relação à faixa etária dos ouvintes do podcast, de acordo com os dados coletados nas plataformas em 2024, 3,6% dos usuários estão na faixa de 0 a 17 anos; 46,4% na faixa de 18 a 22 anos; 30,4% na faixa de 23 a 27 anos; 1,8% na faixa de 28 a 34 anos; 7,1% na faixa de 35 a 44 anos; 5% na faixa de 45 a 59 anos e 0% entre maiores de 60 anos. A utilização de podcasts como ferramenta de ensino na disciplina de Química Orgânica continua a se destacar como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de aprendizado. Os dados de 2023 e 2024, demonstram resultados muito satisfatórios, principalmente levando em consideração a complexidade da temática abordada. |
Descrição: | LIMA, Luiz Vitor de Oliveira. Quimiocast: Um relato sobre o uso de podcasts no ensino de Química. 2024, 13f. TCC - Curso de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6124 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Farmácia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Vitor de Oliveira Lima.pdf | 2024_art_lulima.pdf | 448,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.