Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6132
Título : Oficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médio
Autor : Mendonça, João Vitor Melo de
Palabras clave : Oficina de Redação
Análise da Argumentação
Operadores Argumentativos
PIBID
Fecha de publicación : 26-nov-2024
Citación : MENDONÇA, J. V. M. (2024)
Resumen : O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, surgiu da necessidade de avaliar a realidade do ensino no Brasil. Posteriormente, tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil e fornece um panorama da qualidade do ensino no país. Pensando nessa realidade e em resposta aos desafios da prova de redação do ENEM, a Oficina de Redação, que fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi pensada visando preparar estudantes para as exigências desta prova, desenvolvendo competências de escrita e de técnicas argumentativas. A Oficina de Redação foi aplicada em uma escola pública estadual do município de Aracoiaba-CE e em situação de vulnerabilidade econômica. Nesse viés, este estudo, de natureza qualitativa, analisou as redações produzidas pelos participantes e entrevistas realizadas após o término da oficina, com vistas a avaliar o impacto da intervenção desenvolvida na escola. Utilizando a Sequência Didática como base metodológica, a pesquisa identificou melhorias no domínio da argumentação e da estrutura textual dos alunos, destacando a importância da abordagem prática na formação dos estudantes em escolas públicas. A pesquisa conclui que a Oficina contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, do desenvolvimento das técnicas argumentativas, do uso da argumentação em textos escritos, além de reforçar a relevância de estratégias pedagógicas inclusivas que ajudem a superar as desigualdades no acesso à educação pública de qualidade.
Descripción : MENDONÇA, João Vitor Melo de. Oficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médio. 2024, 37f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6132
Aparece en las colecciones: Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOÃO VITOR MELO DE MENDONÇA.pdf2024_mono_jmendonça.pdf500,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.