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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6145
Título: | Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais -Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILAB |
Autor(es): | Bezerra, Ciciliande de Castro |
Palavras-chave: | Políticas públicas Política linguística Estudantes estrangeiros Educação Unilab |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Citação: | BEZERRA, C. C. (2024) |
Resumo: | Este estudo avalia o Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI) da UNILAB como uma Política Linguística Pública. A pesquisa adota o modelo de Avaliação Executiva adaptado, abordando o diagnóstico de problemas, desenho, implementação, governança, resultados e impacto da política. A metodologia baseia-se em análise qualitativa, com coleta de dados bibliográficos, documentais e estudo de caso; de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Inicialmente, contextualiza-se o conceito de políticas linguísticas como intervenções deliberadas sobre o uso de línguas, vinculadas a questões sociopolíticas e culturais. A pesquisa enfatiza a relação entre políticas linguísticas e públicas, destacando a integração internacional e a inclusão sociocultural promovidas pelo PSEI. Este processo, direcionado a estudantes de países lusófonos, fomenta o intercâmbio educacional e cultural, além de potencialmente influenciar novas variações do português brasileiro. A análise do PSEI revela sua relevância para a democratização do ensino superior, considerando critérios de eficiência, aplicabilidade e retorno social. Foi constatado que a política reflete práticas de gestão linguística in vitro, onde decisões são planejadas e aplicadas para enfrentar desafios de diversidade linguística e integração cultural. Os resultados indicam que o modelo adaptado é eficaz na avaliação do PSEI, fornecendo subsídios para aprimorar políticas linguísticas e ampliar sua aplicabilidade em contextos educacionais e sociais. O trabalho também propõe recomendações que visam fortalecer a internacionalização e o papel do linguista na gestão de políticas públicas voltadas ao uso das línguas, mais especificamente, as políticas linguísticas públicas. |
Descrição: | BEZERRA, Ciciliande de Castro. Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILAB. 2024. 141 f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6145 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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