Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6157
Título: A influência do colonialismo português na literatura moçambicana
Autor(es): Sousa, Crislane Alves Ferreira
Palavras-chave: Colonialismo
Fortalecimento
Literatura Moçambicana
Moçambicanidade
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: SOUSA, C. A. F. (2022)
Resumo: A formação da literatura moçambicana ocorreu de forma lenta e persistente, trazendo, em seu contexto, a cultura e a história desse país, tendo sido a imprensa um considerável veículo de divulgação em todo este período. Dessa forma, é importante conhecer os aspectos da formação desse sistema literário e alguns de seus principais autores e obras, desde seu início, no final do século XIX, passando pelo fortalecimento do sentimento de moçambicanidade na primeira metade do século XX, até a sua consolidação como literatura nacional em 1975 e no pós-independência. Assim, será possível compreender quais são as influências deixadas pelo colonialismo na literatura de Moçambique, trazendo os paradoxos e complexidades de difusão dessa literatura ‒ seja porque ela era escrita na língua do colonizador, seja pela divergência de opiniões existentes entre os próprios autores acerca do colonialismo.
Descrição: SOUSA, Crislane Alves Ferreira. A influência do colonialismo português na literatura moçambicana. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6157
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crislane Alves Ferreira Sousa.PDF2022_art_csousa.pdf268,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.